O Julgamento do Grande Trono Branco

O julgamento do Grande Trono Branco ocorrerá logo ao fim do governo milenar de Jesus Cristo. Este será o julgamento final de todos os seres humanos que morreram, ao longo da história, e os que sobreviveram durante a Tribulação, mas que não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador durante suas vidas. Também será o julgamento final da morte e do inferno.

Em Apocalipse 20:11-15, Jesus revelou a João os detalhes de como será este julgamento:

"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E [também] vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o [livro] da vida. E os mortos foram julgados (sentenciados) pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras [segundo as suas maneiras de sentir e agir, seus alvos e tentativas]. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras [de acordo com suas motivações, alvos e obras]. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que [cujo nome] não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. "

A Palavra também revela, em Apocalipse 20:5, que "os outros mortos" ressuscitam somente após o Milênio:

"Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição."

Estes "outros mortos" referem-se justamente aos não-salvos, ou seja, os que não se decidiram por Jesus Cristo ao longo de suas vidas. Todos estes comparecerão ao Trono Branco de Deus para serem julgados.

Para que o cenário do julgamento do Grande Trono Branco seja melhor visualizado,é importante lembrar, em ordem cronológica, os seguintes eventos:

  1. No Arrebatamento: são ressuscitados todos os que morreram em Cristo ao longo da história e depois os vivos neste mesmo momento serão todos arrebatados (1 Tessalonicenses 4:13-17)
  2. No Milênio: Estarão presentes todos os que aceitam Jesus e que sobrevivem à Tribulação. Por conta do Aparecimento Glorioso, também estarão presentes os que morreram durante a Tribulação mas aceitaram Jesus, são ressuscitados e governam com Jesus nestes mil anos. Também estarão presentes os santos do Velho Testamento, conforme está explicado nas Bodas do Cordeiro.
  3. No Julgamento do Grande Trono Branco: Ressuscitam agora os que não aceitaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador para serem julgados por suas obras. Sejam os que morreram antes ou durante a Tribulação.

 

Índice do Estudo do Fim dos Tempos