A Primeira Metade da TribulaÇÃo

A primeira metade da Tribulação corresponde ao primeiro período de três anos e meio, ou os primeiros 42 meses dos 7 anos totais. Daniel escreveu em Daniel 2:31-45 sobre o governo mundial do anticristo neste período:

  1. Tu, ó rei, estavas vendo, e eis [que havia] aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
  2. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre;
  3. As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro [como barro queimado de oleiro].
  4. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro [queimado de oleiro], e os esmiuçou.
  5. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro [queimado de oleiro], o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.
  6. Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.
  7. Tu, ó rei, és rei de reis [terrenos]; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória.
  8. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu [rei da Babilônia] és a cabeça de ouro.
  9. E depois de ti se levantará outro reino [o Medo-Persa], inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze [Grécia de Alexandre, o grande], o qual dominará sobre toda a terra.
  10. E o quarto reino [Roma] será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços.
  11. E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro [queimado] de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro [terreno] de lodo.
  12. E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro [queimado de oleiro], assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.
  13. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro [terreno] de lodo, misturar-se-ão com semente humana [através de vínculos de casamento], mas não se ligarão um ao outro [pois são dois elementos ou ideologias que nunca podem se ligar harmonicamente], assim como o ferro não se mistura com o barro.
  14. Mas, nos dias desses [dez] reis [finais], o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
  15. Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação. 

Daniel descreve quatro reinos mundiais e um quinto reino que seria dividido (versículo 41). A profecia de Daniel realmente se cumpriu. O mundo teve somente quatro impérios de dominação praticamente mundial. São eles:

  • Império Babilônico
  • Império Medo-Persa
  • Império Grego
  • Império Romano

Quando nos referimos a quatro impérios de dominação praticamente mundial, seriam quatro impérios que dominaram Jerusalém e boa parte da Ásia e Europa. Não podemos nos esquecer que o ponto de vista dos profetas é sempre a dominação de Jerusalém. Desde então, vários outros tentaram, sem sucesso, ser o quinto líder mundial. Entre eles:

  • Napoleão Bonaparte (com seu exército francês)
  • Stalin (com a implantação e gestão do comunismo)
  • Hitler (com o nazismo)

No inicio da Tribulação, o anticristo elegerá 10 "reis" (ou 10 governantes) para seu governo mundial, conforme Daniel 7:8, 7:19-20 e 7:24:

"Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas." (Daniel 7:8)

"Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro e as suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava; E também a respeito dos dez chifres [representando os reis] que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três [chifres], isto é, daquele que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos seus companheiros." (Daniel 7:19-20)

"E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis." (Daniel 7:24)

Neste último versículo, a profecia nos diz que três dos dez reis se rebelarão contra o anticristo, ou seja, não estarão de acordo com sua dominação mundial e serão mortos por ele imediatamente.

 

Índice do Estudo do Fim dos Tempos