O que É a legalidade de SatanÁs?

Esse tema é pouquíssimo abordado em estudos bíblicos, apesar de o considerarmos muito importante para demonstrar que Deus é um Deus justo, acima de tudo. Vejamos primeiramente o que diz Apocalipse primeiramente o que diz Apocalipse 12:7-9:

"Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."

Estes versículos geram inúmeras dúvidas em sua interpretação. Dentre elas, a principal é: Satanás tinha um lugar no céu? Isso porque o versículo 8 afirma que “...nem mais o seu lugar se achou no céu.”. Satanás não habita no terceiro céu ao lado de Deus. Isaías 14:12-13 comprova que Satanás foi proibido de habitar no terceiro céu porque ele quis ser maior que Deus:

"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte."

Portanto, a partir desse momento, Satanás se erradica entre o segundo céu (as regiões celestes de Efésios 6:12) e a terra, travando uma guerra espiritual enorme contra os homens e contra os anjos e contra Deus. Satanás se revoltou contra tudo que lembrasse a Deus, incluindo o ser humando que foi feito à imagem e semelhança de Deus. Assim é até hoje. Tudo que Satanás faz é matar, roubar e destruir, conforme Jesus diz em João 10:10. Essa é a razão de tantas guerras, violência, morte etc. Tudo isso é obra oculta de Satanás e seus demônios.

Porém, Deus é justo com todos e até com Satanás. O que acontece em Apocalipse 12:7-9 é que Satanás perderá o direito de se apresentar diante do trono de Deus para pedir direito legal para atacar a alguém, após três anos e meio de Tribulação. Obviamente, o trono de Deus está no terceiro céu. Satanás, portanto, não habita mais no terceiro céu por conta de sua revolta, mas pode se apresentar diante do Trono de Deus, que se localiza no terceiro céu. E isso é o que parece o total absurdo: Satanás se apresentando diante do trono de Deus?

Não é nenhum absurdo. Foi exatamente isto que aconteceu a Jó. Está em Jó 1:6-12:

6Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.   
7O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.   
8Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?   
9Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?   
10Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.   
11Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!   
12Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
 

Veja que Satanás não atacou Jó sem antes ter uma permissão de Deus. Neste momento, Satanás teve permissão para atacar a Jó. Neste caso não houve legalidade porque Jó era reto diante de Deus (Jó 1:1). Neste caso foi somente uma permissão de Deus. Mas existe outra maneira de Satanás atacar: através da legalidade, o que o torna um ser legalista.  A legalidade corresponde às brechas que abrimos em nossas vidas nos desviando da vontade de Deus.

Como evitar que o inimigo tenha o direito legal de nos atacar

O direito legal ou legalidade é a permissão que damos ao inimigo para nos atacar. Não é uma permissão de Deus, mas sim nossa! Se não estamos debaixo da cobertura de Deus e estamos fora do centro da vontade de Deus, estamos suscetíveis aos ataques de Satanás e seus demônios. Se não buscamos a Deus, Satanás tem o direito legal de nos atacar. Ou seja, passamos a não mais oferecer resistência a Satanás.

Por isto é muito importante estarmos sempre perto de Deus, aceitando e estando em comunhão com Jesus em nossas vidas. Quando fazemos isto, imediatamente acontece o que está em Tiago 4:7:

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós."

Elimine qualquer possibilidade de Satanás atacar a sua vida! Fique sempre com Jesus. que é mais que vencedor, reis dos reis, Senhor dos senhores! Você tudo pode em Cristo que te fortalece!

 

Índice do Estudo do Fim dos Tempos