SatanÁs

Satanás sempre foi o arqui-inimigo de Deus e da humanidade. Sua função é sempre matar, roubar e destruir, conforme João 10:10. Ele é descrito em detalhes em Ezequiel 28.

Satanás sempre teve a pretensão de ser maior que Deus, conforme Isaías 14:12-13:

"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte."

Por isto, o diabo quer ser adorado. Veja o exemplo da tentação de Jesus no deserto, em Mateus 4:9-10:

"E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás."

Satanás é mentiroso e pai da mentira, e homicida desde o princípio (João 8:44). Ele anda em derredor, querendo devorar a quem ele puder (1 Pedro 5:8). Em Apocalipse 12, Satanás é chamado de:

  • dragão grande e vermelho – destruidor e responsável pelo derramamento de sangue no mundo (vs. 3)
  • antiga serpente – lembrando Gênesis (Adão e Eva) (vs. 9)
  • diabo – acusador (vs. 9)
  • Satanás – adversário (vs. 9)

Um detalhe muito importante que devemos comentar é que Satanás não é páreo para Deus. Está ABAIXO de DEUS e jamais terá o mesmo poder que Deus. Satanás é um anjo que se rebelou contra Deus e levou vários outros anjos com ele, denominados demônios ou anjos caídos.

Satanás, na sua última tentativa de querer dominar o mundo, trava uma batalha celestial enquanto a Tribulação ocorre na terra, conforme Apocalipse 12:7-12, e é expulso do direito de se apresentar diante do trono de Deus para pedir legalidade:

"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo."

Isto ocorre nos exatos 3 anos e meio de Tribulação, três dias depois do anticristo ser morto com uma ferida na cabeça. Após ser expulso, o diabo desce à terra e se incorpora no anticristo, simulando uma "ressurreição", na tentativa de imitar a ressurreição de Jesus Cristo, enganando a muitos.

O objetivo do diabo sempre é destruir o povo de Deus. Em Apocalipse 12:13, a "mulher" simboliza Israel e o "filho varão" simboliza Jesus Cristo. Este versículo mostra a perseguição do diabo ao povo de Deus:

"E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem."

O diabo será lançado no lago de fogo eternamente, no fim do Milênio e é derrotado para sempre, conforme Apocalipse 20:7-10:

"E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."

 

Índice do Estudo do Fim dos Tempos