O Julgamento dos Selos

Este julgamento é o primeiro dos três julgamentos que o Senhor enviará à terra durante o período de Tribulação, como punição ao governo do anticristo e a todos seus seguidores. Eles durarão os primeiros 21 meses da Tribulação.

Primeiro Selo: O cavalo branco

  • Apocalipse 6:1-2
    "E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer."

Este selo representa o governo do anticristo enganando ao mundo com sua falsa proposta de paz. Atenção: Não confundam o cavalo branco deste selo com o Aparecimento Glorioso de Jesus, que virá em um cavalo branco, no fim do livro de Apocalipse.

Segundo Selo: O cavalo vermelho

  • Apocalipse 6:3-4
    "E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada."

Este selo representa uma possível Terceira Guerra Mundial, deflagrada pelo anticristo em resposta a todos os governantes que se opuserem a ele. É possível que armas nucleares sejam envolvidas nesta guerra.

Terceiro Selo: O cavalo negro

  • Apocalipse 6:5-6
    "E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro [um salário de um dia de trabalho], e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho."

Este selo representa a inflação incontrolável por causa da guerra. A palavra "dinheiro" (em outras traduções "denário") significa o salário diário do tempo bíblico para o mínimo de subsistência. Equivale ao nosso salário mínimo dos tempos de hoje.

Quando o versículo 6 diz: "Uma medida de trigo por um dinheiro [um salário de um dia de trabalho], e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho." significa que o dinheiro das pessoas vai valer muito pouco, e que para se comprar o mínimo, será necessário todo o salário, devido à inflação alta por causa da guerra.

Somente como informação histórica, o azeite e o vinho, no tempo bíblico, eram produtos caríssimos. Somente os ricos tinham acesso a grandes quantidades destes produtos.

Quarto Selo: O cavalo amarelo

  • Apocalipse 6:7-8
    "E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo [cor de palha acinzentada], e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno (o reino dos mortos) o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste (pragas, doenças), e com as feras da terra. "

Este selo representa a morte, por causa da cor pálida (amarela). Um quarto da população da terra morrerá por consequência da guerra mundial.

O Quinto Selo: Os mÁrtires

  • Apocalipse 6:9-11
    "E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador [Poderoso Deus], não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. "

Este selo mostra os mártires, ou seja, aqueles que morreram por Cristo durante a Tribulação. Eles fazem parte da colheita de almas que acontece durante a Tribulação. Estes crentes foram evangelizados principalmente pelas 144 mil testemunhas de Apocalipse 7.

O anticristo perseguirá e matará quantos crentes ele puder durante seu governo. Todos que morrerem são feitos mártires nos céus.

O Sexto Selo: O Terremoto Mundial

  • Apocalipse 6:12-17
    "E, havendo [o Cordeiro] aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua [em toda sua superfície] tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre (diante de) nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira (vingança, retribuição, indignação); e quem poderá subsistir? "

Este selo mostra um terremoto violento de proporções mundiais, ou seja, atingirá o mundo todo ao mesmo tempo. Esta profecia confirma a preocupação atual dos geólogos, sobre o movimento em conjunto das placas tectônicas (ver Sinais dos Fim dos Tempos - terremotos).

A intensidade do terremoto mundial será tão grande que João chega a dizer que até os montes e ilhas foram removidos de seu lugar.

O SÉtimo Selo: Preparação para o Julgamento das Trombetas

  • Apocalipse 8:1-2
    "E, havendo [o Cordeiro] aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas."

O sétimo selo é a preparação para o próximo julgamento: o das trombetas. Observe que este momento foi tão sério que houve um silêncio de meia hora no céu.

 

Índice do Estudo do Fim dos Tempos