8ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Atos 3, João 5 e João 14

Obediência

"O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta (o Profeta) do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim [Moisés]; a ele ouvirás, segundo tudo o [que desejaste e] que pediste ao SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando reunido o povo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR, meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então, o SENHOR me disse: Falaram bem aquilo que disseram. Suscitar-lhes-ei um profeta (o Profeta) do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar."
(Deuteronômio 18:15-18)

Aqui, por meio da boca de Moisés, Deus revela o Profeta definitivo que virá, a quem todos deverão ouvir e seguir. Da mesma forma, esse Profeta será obediente em tudo o que Deus lhe ordernar. Neste texto, Moisés, que é identificado como profeta, porque diz "...semelhante a mim...", prediz a chegada do Messias, que será também Profeta. 

Moisés foi o primeiro profeta de Israel. Assim como Moisés, Jesus mais adiante também receberia a revelação de Deus Pai para guiar o povo em direção ao único e verdadeiro caminho. Jesus não somente cumpriu a profecia de Deuteronômio 18, mas também assim declarou em João 14:6:

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por (através de) mim."

A precisão do que Deus revelou a Moisés é tamanha que ainda diz "...e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.". Isso indica que o Profeta que havia de vir teria um nível de obediência máximo a Deus Pai. Mais uma vez, Jesus cumpre rigorosamente a profecia. Todos os milagres que Jesus fazia eram, na realidade, os milagres do Pai. Veja a declaração surpreendente de Jesus em João 5:19:

"Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo (de sua própria vontade), senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho [por sua vez] também semelhantemente o faz."

Medite no nível de obediência e relacionamento que Jesus tinha com Deus Pai. Deseje o mesmo para sua vida. Quanto mais você obedecer à voz do Senhor, mais você será abençoado e Ele se revelará ainda mais a você (Jeremias 33:3).

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: