46ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Salmos 69, João 11, João 15 e Tiago 4

O Messias Será Odiado Sem Causa

"São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos são meus inimigos; por isso, tenho de [forçadamente] restituir o que não furtei."
(Salmos 69:4)

Apesar de o Salmo 69 ter sido redigido por Davi, o mesmo não se aplica ao próprio Davi. Embora Davi também tenha sido perseguido injustamente, o Salmo 69 é considerado messiânico, pois faz referências claras e futuras sobre a não aceitação do Messias (Jesus Cristo) pelo mundo, na ocasião de Sua Primeira Vinda.

Mil anos depois, Salmos 69:4 cumpre-se literalmente em Jesus, como Ele próprio menciona em João 15:23-25:

"Quem me odeia odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito (cumprido) entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas [o fato é que], agora, não somente têm eles visto [tais obras], mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai. Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo."

Você já se sentiu odiado pelas pessoas por causa de Jesus Cristo? Saiba que você não é o único. Amar a Deus sobre todas as coisas em um mundo que jaz no maligno (1 João 5:19) causa essa automática oposição. É inevitável. O que o próprio Senhor Jesus diz em João 15:18-19 descreve que isso não é novidade, e que temos que estar preparados no espírito para tal oposição:

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo [e não sois um com ele], pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia (detesta)."

Além disso, o Apóstolo. Tiago também escreveu algo parecido em Tiago 4:4:

"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

Então, vem a fatal pergunta em sua mente: "Por que, então, vale a pena passar por tudo isso para seguir Jesus?". A resposta é simples: Ele é a verdade, o caminho e a vida (João 10:10). Com Ele, você nunca será confundido. Com Ele, mesmo que você estiver morto, voltará a viver (João 11:25). Porque Ele foi o único que derramou o sangue na cruz para morrer em seu lugar (Efésios 2:5). Ele fez isso por amor incondicional a você. Não é um amor banhado em interesses ou segundas intenções. A única intenção de Jesus é que você conheça ao Pai tanto quanto Ele conhece.

Talvez você não saiba o que significa um amor incondicional. Ou talvez você pense que é impossível provar desse amor. Então, convido você a refletir, nesta semana, no amor de Jesus por você. Comece por João 11:25-26...

"Disse-lhe Jesus: Eu [Mesmo] sou a ressurreição e a vida. Quem crê (confia) em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê (confia) em mim não morrerá [jamais], eternamente. Crês isto?"

... E você verá que é, SIM, possível provar desse amor e que ele está ao seu alcance. Tenho certeza que você conseguirá responder a essa pergunta de Jesus com um sorridente SIM. Lembre-se: JESUS SEMPRE O AMA! Viu como vale a pena ser odiado pelo mundo?

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: