44ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Zacarias 9,Mateus 21, João 12 e Apocalipse 19

Alegre-se! Jesus é o Único e Verdadeiro Messias... e Ele está voltando!

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, [firmemente] justo e salvador, [triunfante e vitorioso,] humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta. Destruirei os carros de Efraim e os cavalos [de guerra] de Jerusalém, e o arco de guerra será destruído. Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar [Mediterrâneo, estendendo-se] a [todo outro] mar e desde o [rio] Eufrates até às extremidades da terra."
(Zacarias 9:9-10)

Particularmente considero texto de Zacarias um exemplo de precisão milimétrica da profecia bíblica. Perceba que ela se divide em duas partes: uma referente à Primeira e outra à Segunda Vinda de Jesus Cristo. É o que nos dá a certeza de que, da mesma forma em que a primeira parte se cumpriu literalmente no passado, assim se confirmará também a segunda parte, em breve.

Não é por acaso que Zacarias começa a profecia dizendo: "Alegra-te muito, ó filha de Sião!". Na realidade, é o Espírito Santo de Deus o autor da Bíblia, e é Ele quem inspira Zacarias a escrever esse texto de forma tão impressionante.

Zacarias teve seu período ministerial entre 520 e 475 a.C. - a data do texto acima. Cinco séculos depois, Jesus entra triunfante em Jerusalém para apresentar-se como o Messias de Israel. O fato está registrado nas seguintes passagens bíblicas do Novo Testamento:

"Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga. Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana (Curvemo-nos em graça, ao Messias que traz as boas novas) nas maiores alturas!" (Mateus 21:4-9)

"No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana (Curvemo-nos em graça, ao Messias que traz as boas novas)! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo [exatamente o que] está escrito: Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta. Seus discípulos a princípio não compreenderam isto; quando, porém, Jesus foi glorificado, então, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que isso lhe fizeram." (João 12:12-16)

Jesus foi recebido em Jerusalém tanto como Rei quanto como Salvador, cumprindo literalmente a primeira parte da profecia de Zacarias. Portanto, alegre-se! A Bíblia jamais erra! Sua profecia é genuína e literal. A segunda parte será cumprida no fim dos tempos. Em Seu Aparecimento Glorioso, Jesus volta, após sete anos de Tribulação, e cumpre o segundo estágio de sua Segunda Vinda. Apocalipse 19 relata o seguinte:

"E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco [apareceu]; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel (Leal, Incorruptível, Firme) e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça (santidade, retidão).E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas (coroas); e tinha um nome (título) escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir (afligir, abater) com ela as nações; e ele as regerá com vara (cetro, cajado) de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso (o Onipotente)." (Apocalipse 19:11-15 - ACF)

Será esse o momento em que a segunda parte da profecia de Zacarias se cumprirá. Então alegre-se, Filha de Sião! Exulte porque Jesus voltará em breve. Nesta semana, regozije-se com o fato de que Jesus em breve estará aqui fisicamente outra vez, em Seu corpo glorificado, para estabelecer os mil anos de Verdadeira Paz!

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: