31ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Salmos 8 e 24, Mateus 18, 19 e 21

Da Boca dos Pequeninos vem o Perfeito Louvor

"Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador."
(Salmos 8:2)

Esta passagem é mais uma impressionante prova do cumprimento literal da profecia bíblica! Ela não somente dá crédito à precisão das Escrituras, como também dá total crédito a Jesus como sendo o Ùnico e Verdadeiro Messias.

Este salmo messiânico de Davi afirma que o Messias será adorado por crianças. E cerca de 1000 anos depois, Jesus cumpre precisamente esta profecia, conforme a passagem de Mateus 21:15-16:

"Mas, vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia e os meninos clamando: Hosana (Ó, tragam boas notícias, graciosamente prostrados) ao Filho de Davi!, indignaram-se e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?"

O louvor das crianças é puro, sincero, e de todo coração. Não visa crescimento próprio, glória própria, mas representa a pureza da perfeita adoração. Agora, preste atenção nesta passagem de Mateus 18:2-5:

"E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes (arrependerdes, mudardes) e não vos tornardes como crianças [confiantes, humildes, amorosas, perdoadores], de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe."

Agora, preste atenção nesta passagem de Mateus 19:13-14:

"Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais [e dos que agem como os tais] é o reino dos céus."

Jesus usa termos como: "humilhar-se como uma criança", "dos pequeninos é o reino dos céus", "quem recebe uma criança em nome Dele, a Ele estará recebendo". Novamente Jesus enfatiza que, quem não tiver coração puro como o de criança, jamais poderá entrar no Reino dos Céus. Impureza no coração não pode ter parte com Jesus. É exatamente sobre isso que Salmos 24:3-5 fala a respeito:

"Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação."

Esta passagem das Escrituras é nada menos que uma figura de quem subirá no Arrebatamento da Igreja: aqueles que forem puros de coração e limpos de mãos. Mão limpas representam obras verdadeiras, sem segundas intenções, sem auto-promoções, sem interese próprio, mas fazendo com que Jesus cresça e nós diminuamos, sempre defendendo-O em primeiro lugar. Reflita sobre isso nesta semana!

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: