30ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Salmos 132, Lucas 1 e Apocalipse 19

A Descendência de Davi reinará eternamente

"O SENHOR jurou a Davi com firme juramento e dele não se apartará: Um rebento da tua carne farei subir para o teu trono."
(Salmos 132:11)

Deus promete a Davi que da sua linhagem viria o Rei definitivo sobre a terra. Quando Deus fala sobre linhagem, Ele literalmente fala sobre um descendente da linhagem física de Davi que herdará o trono em Sião (Jerusalém). Deus, aqui, não se limita somente ao que está em Salmos 89:3-4:

"[Tu disseste:] Fiz aliança com o meu escolhido e jurei a Davi, meu servo: Para sempre estabelecerei a tua posteridade e firmarei o teu trono de geração em geração."

Mas Deus estava indo além, falando em termos de Eternidade, de um Messias definitivo herdando este trono para sempre. Mil anos depois, Deus envia o anjo Gabriel a Maria, avisando-a da herança que seria dada a Jesus, logo antes de Seu nascimento:

"Este será grande (eminente) e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai." (Lucas 1:32)

Zacarias, marido de Isabel, e sacerdote do Templo, sabia muito bem dessa profecia messiânica. Tanto, que quando João Batista nasceu, o Espírito Santo revelou a Zacarias que o cumprimento da profecia da vinda do Messias estava próxima, e que a salvação viria da casa de Davi:

"Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo: Bendito (Louvado, Exaltado) seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação [um poderoso e valoroso Ajudador, o Autor da salvação] na casa de Davi, seu servo, como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas [,em memória desses homens], para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam." (Lucas 1:67-71)

Nasce Jesus, o Messias. É Dele definitivamente o trono de Sião. Parte da profecia de Salmos 132:11 se cumpre nesse momento. E o cumprimento total dessa promessa acontecerá quando Jesus Cristo, o Filho do Deus Altíssimo e descendente físico de Davi, reinar em Jerusalém no trono de Davi, em Sua Segunda Vinda, no Milênio.

Medite nessa promessa gloriosa nesta semana!

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: