26ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Salmos 34, João 19, Salmos 91 e Hebreus 11

A sua fé é a base de tudo

"Muitas são as aflições do [consistentemente] justo, mas o SENHOR de todas o livra. Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado."
(Salmos 34:19-20)

Davi escreveu este salmo por volta de 1000 a.C. Nestes surpreendentes versículos, Deus afirma que jamais permitirá que nenhum osso do justo seja quebrado.

De forma profética, o Espírito Santo de Deus estava revelando a Davi o que aconteceria a Jesus mil anos depois, no episódio de Sua crucificação, conforme João 19:31-36:

"Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados; chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu (fluiu) sangue e água. Aquele que isto viu testificou (a testemunha), sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. E isto aconteceu para se cumprir (verificar, confirmar) a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado."

Os romanos foram os inventores da cruz. A cruz não é uma criação divina. O costume romano, após crucificar um malfeitor, era o de lhe quebrar os ossos das pernas para poder retirá-lo da cruz, já sem vida. Entretanto, o costume romano não prevaleceu contra Jesus. Antes, Deus faz cumprir Sua profecia, exatamente como está escrito em Salmos 34:20 (acima).

Ainda mais surpreendente é o que está escrito em Números 9:12:

"Dela nada deixarão até à manhã e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da Páscoa, a celebrarão."

Jesus foi considerado o Cordeiro pascal (1 Coríntios 5:7). Foi crucificado justamente durante a celebração da Páscoa judaica, mas nenhum osso Dele foi quebrado, também cumprindo Números 9:12.

Deus cumpre suas promessas de forma precisa e literal. Se foi assim com Jesus, assim será também com sua vida. Se Deus diz que o mal não chegará à sua tenda, é porque não chegará, por mais que haja ameaças inimigas. Apenas creia, confie Nele, e Ele tudo mais o fará por você. Exercite sua fé nesta semana.

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: