24ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Números 21 e João 3

O Messias veio para libertá-lo do pecado

"Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora [de bronze], põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava [atentamente, com esperança, com apaixonante e firme contemplação] para a de bronze, sarava."
(Números 21:8-9)

Nesta passagem, o povo hebreu, no deserto, temia ser picado por serpentes durante o trajeto. Após clamarem a Moisés para que ele tomasse providência, Deus orienta Moisés a fazer uma serpente de metal e pendurá-la sobre uma haste. Desde então, qualquer um que fosse picado por serpentes do deserto, bastava olhar para a serpente de bronze e seria imediatamente curado.

Cerca de 1500 anos depois, Jesus, enquanto conversava com Nicodemos, citou essa mesma passagem da serpente de metal, como símbolo de como seria Sua morte na cruz em breve:

"E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto [em uma haste], assim [é necessário e] importa que o Filho do Homem seja levantado [na cruz], para que todo o que nele crê [que se apega a Ele e confia Nele], tenha a [verdadeira] vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que [até mesmo] deu o seu Filho unigênito (único), para que todo o que nele crê (confia, se apega) não pereça (não se perca, não seja destruído), mas tenha a vida eterna." (João 3:14-16)

Da mesma forma que, quando alguém olhasse para a serpente de metal seria curado, quem olhar para Jesus com fé, e crendo que o sacrifício Dele na cruz é definitivo para a salvação e cura, receberá a vida eterna, e será curado do veneno do pecado.

A Bíblia afirma que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Entretanto, Jesus é o Único capaz de nos livrar do pecado. Medite sobre isso nessa semana. Peça para Jesus entrar em áreas de sua vida antes inatingíveis, para livrá-las do pecado. Comece a perceber a dimensão da salvação que Jesus traz a você.

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: