19ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Zacarias 6 e Apocalipse 21

A Presença Contínua de Deus em sua vida

"Recebe, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote. E dize-lhe: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: [Tu, Josué, olha e vê:] Eis aqui o homem [o Messias] cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o [verdadeiro] templo do SENHOR. [Tu estás construindo um Templo do Senhor, mas] Ele mesmo edificará o [verdadeiro] templo do SENHOR e será revestido de glória [vinda do Único proveniente do Póprio Deus]; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios [de rei e sacerdote]."
(Zacarias 6:11-13)

Uma das características mais importantes do governo milenar de Jesus Cristo será a restauração definitiva do Templo em Jerusalém. Este templo definitivo terá os moldes do Tabernáculo de Davi, conforme Amós 9:11:

"Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade."

Os termos em hebraico mais comuns para designar o Templo de Jerusalém são beit 'adonai (a Casa do Senhor) e beit 'elohim (a Casa de Deus). As duas expressões indicam que o Templo é o lugar onde Deus habita, assim como habitava no Tabernáculo.

Houve dois Templos biblicamente registrados (e ambos comprovados historicamente):

  1. O primeiro foi construído por Salomão e destruído em 586 A.C e;
  2. O segundo foi construído em 535 A.C. por autorização de Artaxerxes e destruído em 70 D.C. pelos romanos.

Haverá um terceiro Templo que será construído no fim dos tempos, muito provavelmente após o acordo de sete anos do anticristo com Israel (Daniel 9:27) que iniciará o Período de Tribulação. Esse terceiro Templo será profanado pelo próprio anticristo, conforme a Palavra indica em 2 Tessalonicenses 2:3-4:

"Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia [a não ser que o grande arrebatamento dos que professam a fé em Cristo venha antes] e seja revelado o homem da iniqüidade (pecado), o filho da perdição (maldição), o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus."

No entanto, haverá um Templo Final no Reino Milenar, como parte da completa restauração prometida por Deus a Israel. A coroação do Sumo Sacerdote Josué prefigura a futura coroação do Messias (o Renovo) como Rei e, ao mesmo tempo, Sacerdote de Israel. Surpreendentemente, o Templo Final e Eterno predito em Zacarias 6:13 se cumprirá em Apocalipse 21:22-23:

"Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o [Próprio] Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o [Próprio] Cordeiro. A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória (esplendor) de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada."

E o mais surpreendente de tudo é que esse Templo Final poderá não ser uma construção física como os templos anteriores! O Templo, assim como a Arca da Aliança, significam a Presença de Deus! O Templo Final significará A Presença física e espiritual intensa e eterna de Deus conosco! Nesta semana, chame e clame pela Presença contínua de Deus em sua vida. Esteja com Ele, porque Ele anseia e muito estar com você HOJE... AGORA!

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: