13ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Mateus 18, Marcos 11

Ore até mesmo pelos inimigos

"Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro."
(Salmos 109:4)

Davi estava muito angustiado. Entretanto, mesmo em meio ao tumulto das perseguições que sofria, ele recebe uma revelação tremenda da parte do Espírito Santo, predizendo exatamente o que Jesus viria a ensinar cerca de mil anos depois:

"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem." (Mateus 5:43-44)

Curiosamente, Davi conhecia a lei, sabia que deveria odiar o inimigo, mas não fez isso com Saul. Tinha o coração segundo Deus. E a ele o Espírito Santo revela o que o Messias iria ensinar mais tarde.

Jesus cumpriu literalmente a profecia e o ensinamento, orando pelos Seus inimigos no momento mais dramático de Sua Primeira Vinda... no momento de Sua morte, e morte de cruz:

"Quando chegaram ao lugar chamado Calvário [em Latim, e Gólgota, em hebraico, que significa A Caveira], ali o crucificaram, bem como aos malfeitores [juntos com Ele], um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes." (Lucas 23:33-34)

Nesta semana, aprenda a orar por aqueles que você considera como seus inimigos. Ore por aqueles que se opõem a você. Lembre-se de que sua luta não é contra as pessoas:

"...porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne [contendendo apenas com oponentes físicos], e sim contra os principados e [espíritos mestres que são] potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (sobrenaturais)." (Efésios 6:12)

Medite sobre o perdão, sobre aprender verdadeiramente a perdoar. Nunca perdoe somente "da boca para fora". Nunca faça isso como atitude legalista "porque Deus mandou" mas no seu coração a raiva prevaleça. Perdoe sempre, repita o perdão sempre que necessário, mas sempre de coração sincero.

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: