12ª Semana de 2018

Leitura da Semana: Efésios 4, Isaías 11, João 1

Os Sete Ministérios do Espírito Santo

"Do tronco de Jessé [o pai de Davi] sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."
(Isaías 11:1-2)

A Bíblia nos garante que a linhagem davídica jamais será perdida no Messias. Pelo contrário, Isaías confirma que o Messias sairá do "tronco", isto é, da raiz de Jessé, e será um rebento (um broto) desta linhagem. E Jesus cumpriu a profecia vindo exatamente da linhagem de Davi.

Jesus, como sendo o Filho de Deus, é completo, e tem dentro de Si todos os ministérios, os quais Ele é quem concede ao Corpo, conforme indica Efésios 4:11-12:

"E [como seus dons eram variados] ele mesmo concedeu uns para apóstolos (mensageiros especiais), outros para profetas (pregadores e explicadores inspirados), outros para evangelistas (pregadores da Palavra, missionários viajantes) e outros para pastores (apascentadores do Seu rebanho) e mestres (professores), com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo..."

Para Jesus ter a plenitude de todos esses dons, seria necessária a atuação total e máxima do Espírito Santo sobre Ele. E assim foi, Ele, como verdadeiro Messias, recebeu o Espírito Santo na ocasião de Seu batismo. Assim João testemunhou:

"E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele [para nunca deixá-lo]. Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com (na) água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu, de fato, vi [isso acontecer, e realmente vi] e tenho testificado que ele é o Filho de Deus." (João 1:32-34)

Ou seja, todos os sete ministérios do Espírito Santo descritos em Isaías 11:2 passam a atuar de forma ilimitada no nosso Salvador e Messias, Jesus Cristo. A partir daí, basta você ler sobre a vida de Jesus narrada nos evangelhos para perceber que Ele manifestou TODOS os dons de forma completa. Que ensinamento para nós!

Nesta semana, profetize sobre sua vida os sete ministérios do Espírito Santo, meditando sobre cada uma de suas atuações:

  1. Espírito do Senhor
  2. Espírito de sabedoria
  3. Espírito de entendimento
  4. Espírito de conselho
  5. Espírito de fortaleza
  6. Espírito de conhecimento
  7. Espírito de temor

Use uma das Bíblias on-line disponível no site do Ministério e busque pelas palavras: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento e temor. Busque também pela frase "sete espíritos". E descubra por si mesmo quanto ensinamento a Bíblia nos fornece acerca dos ministérios do Espírito Santo.

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: