Devocional Messiânico

Clique aqui e leia o devocional para esta semana

Bem vindo ao Devocional MessiÂnico

O que é?

Baseado em versículos do Velho e  Novo Testamento que predizem a Primeira e a Segunda vinda do Messias, o Devocional Messiânico é uma ferramenta que vai lhe ajudar a meditar na pessoa principal da Bíblia - Jesus Cristo. Você vai perceber que, desde Gênesis, a Bíblia já predizia a vinda do Messias. E você também vai se surpreender com as profecias messiânicas do Velho Testamento que se cumpriram milimetricamente em Jesus Cristo. 

Ano 2017 - Clique sobre a semana

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

Uma breve introdução à precisão da Profecia Bíblica

"Lembrai-vos [seriamente] das coisas passadas da antiguidade [que fiz]: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade." (Isaías 46:9-10)

Deus é o único que pode predizer algo de antemão com 100% de precisão. E Ele se utiliza do milagre do cumprimento profético para provar e garantir crédito à Sua própria existência [1].

As Escrituras listam mais de 1000 profecias distintas, e mais de 500 delas já foram cumpridas literalmente. O restante ainda se aplicará a eventos ainda por acontecer em nossa geração ou gerações futuras [2]. Isso dá total crédito à Bíblia, além de justificar por que a profecia bíblica deve ser levada em conta literalmente, sem alegorias. Um exemplo que podemos tomar foi a interpretação de Daniel ao sonho do rei babilônico Nabucodonosor. Os magos, encantadores e astrólogos da época mal puderam saber o que o rei havia sonhado! Perguntavam a ele: "Diga-nos o sonho, e diremos sua interpretação...". Por outro lado, Daniel foi capaz de descrever o sonho e ainda dar sua interpretação. Sua fonte de informação foi o próprio Deus:

"Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério (segredo) que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei; mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias (no fim dos tempos)..." (Daniel 2:27-28)

Deus revelou um segredo a Daniel, que foi passado ao rei Nabucodonosor. Sabe qual era o segredo? Era o de que haveria somente quatro reinos mundiais que governariam o mundo até os últimos dias. A História demonstrou que os quatro reinos foram: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma. Há 2500 anos, Deus revelou esse segredo com total precisão a Daniel. Muitos tentaram ser o quinto governador mundial, como Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler, mas não o conseguiram, efetivamente. Deus disse que haveria quatro reinos, e houve quatro reinos. Para saber mais detalhes especificamente sobre esta profecia, clique aqui.

Da mesma forma, a profecia bíblica garante crédito a Jesus, o Messias. O Velho Testamento possui cerca de 110 versículos que profetizam características da vinda do Messias. Para uma mesma pessoa cumprir somente oito destas 110 profecias, a probabilidade seria de 1 em 100 quatrilhões [3]. Para uma mesma pessoa cumprir todas as 110 profecias, a probabilidade seria de 1 em 84x10131 [4]. No entanto, Jesus cumpriu literalmente TODAS as profecias. Não resta dúvidas de que Ele é o Verdadeiro e Único Messias enviado por Deus Pai para salvar a humanidade. O Apóstolo Lucas disse, em Atos 1:3, que Jesus deu "muitas provas incontestáveis [provas infalíveis, evidências inquestionáveis]" de sua existência.

Qual o objetivo do Devocional?

Fazer com que você conheça melhor e tenha intimidade com Aquele que morreu por você na cruz e ressuscitou, para que você pudesse desfrutar a vida em abundância hoje. A leitura semanal vai despertar o seu interesse por querer estar cada vez mais pertinho de Jesus. Será também uma forma de prepará-lo para quando o Senhor Jesus voltar... em breve!

Vá em frente e comece hoje mesmo o seu devocional com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!

Versões da Bíblia utilizadas neste devocional:

  • Citações bíblicas da Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada (RA) 2ª edição 1993 Sociedade Bíblica do Brasil. Quando for outra a tradução usada nas citações, sempre que  conveniente para melhor entendimento, será indicada entre parênteses conforme segue:
    • ACF - Almeida Corrigida Fiel
    • ARC - Almeida Revista e Corrigida
    • NVI - Nova Versão Internacional
    • NTLH - Nova Tradução Linguagem de Hoje
  • Citações em parênteses e colchetes extraídas e diretamente traduzidas a partir da AMPLIFIED BIBLE, Copyright © 1954, 1958, 1962, 1964, 1965, 1987 by The Lockman Foundation. All rights reserved. Used by permission (www.Lockman.org) - detalhes

Bibliografia:

[1] LAHAYE, Tim. Understanding Bible Prophecy For Yourself. Updated and Expanded Edition. Oregon: Harvest House Publishers, 2009. 243 p.

[2] WALVOORD, John F. The Prophecy Knowledge Handbook: All the Prophecies of Scripture Explained in One Volume. 1. ed. Colorado: Victor Books, 1990. 809 p.

[3] FUNK, John. Statistics and Probability. URL: http://www.raptureready.com/featured/funk/statistics-probability.html. Acesso em julho de 2007

[4] LAHAYE, Tim e HINDSON, Ed. The Popular Encyclopedia of Bible Prophecy. 1.ed. California: Harvest House Publishers, 2004. 432 p.

Início do Site

Devocional da semana atual

Devocional de outras semanas: