INTRODUÇÃO (Cont.)
Apocalipse 1:1-8

"... e o Soberano dos reis da terra."
Muitos tentaram ser reis de toda terra antes de Jesus. Pessoas como Napoleão, Hitler e outros personagens históricos bem que tentaram dominar o mundo, mas não conseguiram. Este fato comprova que Jesus está no controle de tudo, porque somente ele será o verdadeiro rei da terra. Esta parte do versículo nos diz sobre o dia em que o Senhor voltará fisicamente para governar o mundo por mil anos, como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

"Àquele que nos ama..."
A frase está no tempo verbal presente. Significa que Jesus sempre nos amou desde o princípio e continua nos amando com a mesma intensidade e com o mesmo amor.

"... e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, ..."
Todos que aceitam a Jesus são lavados pelo seu sangue para a remissão de seus pecados. Está em 1 João 1:7:

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."

Para que sejamos purificados de nossos pecados, temos que confessá-los, um a um, a Deus, conforme 1 João 1:9:

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

Sem esta atitude, não poderemos ser lavados pelo sangue de Jesus.

"... e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!"
Quando nos convertemos a Jesus Cristo, somos feitos reis e sacerdotes, esta que é a realidade. Hoje, pode não parecer que seja assim, mas chegará o dia em que todos nós governaremos e reinaremos com Jesus aqui na terra. Isto acontecerá no governo milenar de Jesus Cristo.

Este é mais um motivo para orarmos intercendendo por outros que ainda não conhecem a Jesus, para que venham a conhecê-lo, e sejam também salvos. Como reis e sacerdotes desta terra, temos a obrigação de ganhar mais almas para Jesus Cristo.

"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!"
Este versículo é a continuação de Atos 1:11:

"Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir."

Jesus voltará à terra da mesma maneira que subiu aos céus em sua primeira vinda. Ele subiu em uma nuvem e voltará em uma nuvem. Perceba que será uma vinda bem notória, bem visível. Ocorrerá exatamente depois dos sete anos de Tribulação. Clique aqui e estude mais sobre o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo.

Jesus também mencionou o mesmo evento em Mateus 24:30:

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória."

"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."
Esta é uma referência clara de que Jesus é a Palavra de Deus e que existe desde o princípio. Em Gênesis 1, já existia o Deus Triúno: Deus Pai (Gênesis 1:1) ordenava, a Palavra (Deus Filho em Gênesis 1:3 e João 1:1) entrava em ação e tudo era criado, e o Espírito Santo de Deus pairava sobre as águas (Gênesis 1:2).

 

Índice do Estudo do Livro de Apocalipse