A IGREJA DE ÉFESO - A IGREJA APOSTÓLICA (30 - 100 d.C)
Apocalipse 2:1-7

 

A condenação de Cristo à Igreja de Éfeso

" Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor."
Jesus aponta apenas esta condenação à Igreja de Éfeso: o fato dela ter se afastado da originalidade do amor verdadeiro a Jesus Cristo. Eles amavam muito a Jesus, porém, foi perdendo a espontaneidade do chamado "primeiro amor", ou o verdadeiro amor a Jesus.

A essência da vida cristã está exatamente na experiência do primeiro amor. Quando este primeiro amor começa a se transformar em rotina diária, é um sinal de alerta de que a verdadeira experiência cristã está se esfriando. O segredo é fazer o efeito do primeiro amor permanecer em nossas vidas.

O conselho de Jesus Cristo à Igreja de Éfeso

"Lembra-te, pois, de onde caíste..."
Jesus alerta a Igreja de Éfeso para que ela se recorde do ponto onde o primeiro amor esfriou. Este é um conselho também para nós, para que possamos detectar os pontos que nos afastam da comunhão verdadeira com Deus.

"arrepende-te..."
Sempre que caímos, a atitude que Jesus espera de nós é que reconheçamos a nossa falha e nos arrependamos, para que Ele possa nos perdoar e nos levantar novamente. Também é este o conselho de Jesus à Igreja de Éfeso.

"e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas."
Cristo aconselha à igreja primitiva que a mesma volte a praticar as obras que a reconheça como a igreja "desejada" Dele. Jesus nos dá este mandamento em João 14:15:

"Se me amais, guardai os meus mandamentos."

O desafio de Jesus Cristo à Igreja de Éfeso

" Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito Santo diz às igrejas:"
O desejo de Cristo é que sejamos cristãos sensíveis ao que o Espírito Santo tem a nos dizer. Além disto, o desafio de Cristo é que sejamos praticantes da Palavra, além de ouvintes (Tiago 1:22):

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos."

" Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus."
A árvore da vida, é sem dúvida, a mesma que Deus havia proibido Adão e Eva logo depois de pecarem. Ela simboliza a vida eterna, a qual está destinada a todos que colocam sua confiança no Senhor (Apocalipse 22:2):

"No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações."

Jesus menciona "ao vencedor...". E quem são os vencedores? A resposta está em 1 João 5:4-5:

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?"

 

Índice do Estudo do Livro de Apocalipse