A perseguiÇÃo os cristÃos

Durante a Tribulação, o anticristo perseguirá os cristãos de forma implacável. Está escrito em Apocalipse 13:5-7:

"Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação."

Durante o regime de governo do anticristo, a marca da besta será implantada nos 3 anos e meio finais da Tribulação. Aquele que não optar por receber a marca, será morto imediatamente por decapitação.

A morte e a "falsa ressurreiÇÃo" do anticristo

Depois de 3 anos e meio, o anticristo será ferido com uma ferida mortal. Porém, a ferida será curada "milagrosamente" pelo próprio diabo, simulando uma "ressurreição" do anticristo, na tentativa de imitar a verdadeira Ressurreição de Cristo. Assim, o anticristo, agora com seu corpo possuído 100% por Satanás, passa a governar os 3 anos e meio restantes da Tribulação. Está em Apocalipse 13:3-4 e 7-8:

3. Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta,   
4. e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?   
7. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação.   
8. E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.   

Nos versículos acima encontra-se mais um detalhe importante. Essa será mais uma tentativa de Satanás de imitar a Deus, que ressuscitou Jesus três dias depois de sua morte. Satanás "ressuscitará" (sabemos que Satanás não tem o poder de dar vida) o anticristo incorporando-se nele e curando-o da ferida mortal.

Apesar de não ter poder de criar nada, lembrem-se de que um demônio pode muito bem tirar uma doença que ele mesmo pôs em alguém de modo a enganá-la e também pode transformar a matéria. Em Êxodo 8:1-18, vemos que os demônios imitavam a Deus o quanto puderam transformando a matéria, mas chegou a um ponto que o Poder de Deus se mostrou evidentemente maior, e eles não puderam mais transformar a matéria para produzir o mesmo efeito das pragas que Deus enviara ao Egito:

  • Êxodo 8:18
    "Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. E havia piolhos, nos homens e nos animais."

Ou seja, em suas limitações, o diabo curará a ferida mortal do anticristo. Até então, o anticristo fica debilitado por conta da ferida, mas não morre na realidade, mesmo porque (veja mais adiante) o anticristo será atiradovivo no lago de fogo e enxofre, quando finalmente morrerá.

Porém, Satanás é mestre em enganar. A única paternidade na Bíblia associada a Satanás éda mentira. Em outras palavras, Satanás segue enganando a humanidade até o seu último minuto. Este será o ápice do governo do anticristo na terra, agora sendo o próprio Satanás. Por isto, a segunda metade da Tribulação é chamada de Grande Tribulação.

Este ato de Satanás revela seu desespero porque sua derrota final para Jesus Cristo está próxima. Este é o sentido de Apocalipse 12:12:

"Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta."

A captura e a morte do anticristo

Jesus Cristo é quem derrotará a Satanás, ao anticristo e ao falso profeta, em seu Aparecimento Glorioso, no final dos sete anos de Tribulação, iniciando o período de mil anos de paz (a verdadeira paz) sobre a terra, conforme Apocalipse 19:20:

"E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre."

Note que o anticristo é referido aqui como "besta". Esta é outra denominação do anticristo na Bíblia. É nome que João se refere ao anticristo e ao falso profeta.

O fim do anticristo será ser atirado vivo no lago de chamas. Este também será o fim do falso profeta e de todos aqueles que os seguiram. Será também o fim do diabo, no final dos mil anos de paz iniciados com o governo de Jesus Cristo.

O Contraste entre Cristo e o anticristo

Cristo

anticristo

Vem de cima (Jo 6:38)

Ascenderá do abismo (Ap 11:7)

Vem em nome de Deus Pai (Jo 5:43)

Vem em seu próprio nome (Jo 5:43)

Humilha a si mesmo (Fp 2:8)

Exalta a si mesmo (2 Ts 2:4)

Foi depreciado (Is 53:3, Lc 23:18)

Será admirado (Ap 13:3-4)

Será exaltado (Fp 2:9)

Será lançado ao inferno (Is 14:14-15, Ap 19:20)

Veio para fazer a vontade do Pai (Jo 6:38)

Virá para fazer sua própria vontade (Dn 11:36)

Veio para salvar (Lc 19:10)

Virá para destruir (Dn 8:24)

O bom pastor (Jo 10:1-5)

O pastor inútil (Zc 11:16-17)

A videira verdadeira (Jo 15:1)

A videira da terra (Ap 14:18)

A verdade (Jo 14:6)

A mentira (2 Ts 2:11)

O santo (Mc 1:24)

O iníquo (2 Ts 2:8)

O varão de dores (Is 53:3)

O homem da maldade (2 Ts 2:3)

O Filho de Deus (Lc 1:35)

O filho da perdição (2 Ts 2:3)

O mistério da piedade manifestado pela carne (1 Tm 3:16)

O mistério da maldade, Satanás manifestado em carne (2 Ts 2:7)

 

Índice do Estudo do Fim dos Tempos